Num artigo intitulado O Estilo de Aprendizagem Individual,
escrito por Gilberto Teixeira, Prof.
Doutor da FEA/USP ele ressalta que: “Cada pessoa tem um estilo seu de aprender.
Isto é um fato demonstrado em inúmeras pesquisas. Por isso é fundamental, para
melhorar o desempenho no serviço, na escola e nas relações interpessoais, que
saibamos qual o nosso estilo de aprender.
Quando a pessoa está consciente de como ela própria e os outros
percebem e processam a informação, pode conseguir com que o aprendizado e a
comunicação se tornem bem mais fáceis e eficazes trabalhando no seu melhor
estilo. O professor também necessita saber que, para que a comunicação se torne
efetiva, é preciso que haja confiança. Para que ele conquiste a confiança,
precisa criar um ambiente no qual os estudantes possam se comunicar francamente
com ele. O professor deve identificar os estilos de aprendizagem de seus alunos
e adotar a ação apropriada para cada caso.”
Pois, sabe-se que algumas pessoas aprendem mais facilmente
quando há forte iluminação ou há bastante claridade na sala de aula; outras já
preferem um ambiente mais de penumbra. Outras pessoas aprendem melhor
quando estudam em duplas; umas já acham que estudar e reter a informação tem de
ser sozinho, confundindo, às vezes, aprender e entender, com decorar. Temos
ainda aqueles que, não dispensam uma música de fundo, e há os que só conseguem
se concentrar se não houver nenhum ruído, buscando o silêncio total. Podemos
constatar que há também pessoas que só estudam num ambiente extremamente limpo,
organizado, higiênico etc. enquanto outras se desenvolvem bem no meio de pilhas
de livros e cadernos, com quase nenhum espaço para apoiar os braços e anotar
algo.
De fato, o estilo de aprendizado de cada pessoa é uma combinação
de como ela percebe, organiza, processa e modula a informação. As percepções
exercem influência muito grande sobre as atitudes e o comportamento dos alunos
mais do que os próprios fatos. As percepções não derivam muitas vezes dos fatos
ou das palavras dos professores, mas do que realmente eles fazem.
O autor do artigo ressalta que “o bom professor é aquele que
planeja, com bastante antecedência, não o que vai ocorrer numa dada semana,
porém no mínimo no semestre todo ou até no letivo inteiro. Assim o
professor estabelece datas para realizar as avaliações, tarefas para serem
feitas fora da sala de aula, encontros para revisão etc. e com isso ele permite
que o aluno também possa se programar adequadamente. Entretanto o que de fato
representa um grande diferencial é quando o professor percebe, para um certo grupo
de alunos, o melhor estilo para o aprendizado em grupo e explica, a cada um
deles, como é que eles aprendem melhor individualmente”.
Entre os estilos de aprendizagem temos os três seguintes:
a) Visual
b) Auditiva
c) Cinestésica
Quem possui um estilo de aprendizagem visual:
- Falam rápido.
- Procuram ser limpas e organizadas.
- Freqüentemente respondem às perguntas com um simples sim ou não.
- Gostam de fazer rabiscos ou garatujas enquanto participam de uma reunião.
- Observam os detalhes ambientais.
- Buscam o bom planejamento à longo prazo.
- Executam a leitura com rapidez.
- Memorizam através de associações visuais.
- Lembram o que viram melhor do que aquilo que ouviram.
- Não se distraem facilmente com o barulho.
- Têm problemas para lembrar instruções verbais.
- Precisam de uma visão global e querem saber o intuito de todo e qualquer projeto.
- Esquecem de deixar instruções verbais para os outros.
- Gostam mais de artes plásticas do que de música.
- Às vezes saem de sintonia quando o negócio é prestar atenção durante muito tempo.
- Preferem fazer uma demonstração física a fazer um discurso.
- Comumente sabem o que têm de dizer, porém não conseguem pronunciar as palavras corretas.
- Quem possui um estilo de aprendizagem auditivo:
- Falam consigo mesmas enquanto estão trabalhando
- Gostam mais de piadas contadas do que de mímica e de trejeitos cômicos
- Distraem-se facilmente com o barulho.
- Têm problemas com projetos que envolvam visualização como, por exemplo, cortar algo em pedaços para fazer alguma montagem.
- Mexem os lábios e pronunciam as palavras enquanto estão lendo.
- Gostam de ler as coisas em voz alta e ouvir o que estão dizendo.
- Adoram discutir e entram em longas descrições.
- Aprendem melhor quando ouvem e lembram com mais eficiência o que foi discutido com mais precisão do que aquilo que foi mostrado.
- Podem repetir e inclusive fazer imitação do timbre e da intensidade da voz de quem ouviram falar.
- Acham o ato de escrever enfadonho, porém são muito bons no discurso.
- Apreciam mais a música do que as artes plásticas.
- Falam em padrões rítmicos.
- Freqüentemente discursam com eloqüência.
- Podem soletrar ou explicar detalhadamente melhor do que escrevendo as mesmas informações.
Quem possui um estilo de aprendizagem cinestésico:
- Falam bem devagar.
- Não conseguem lembrar de localidades e de outros pontos geográficos, a não ser que tenham estado lá recentemente.
- Usam palavras de ação.
- Respondem prontamente a apelos físicos.
- Tocam nas pessoas para poder chamar a sua atenção.
- Não conseguem ficar sentadas quietas durante longos períodos.
- Fazem muitos gestos.
- Sentam-se perto de alguém quando estão falando.
- Usam o dedo como um indicador enquanto estão lendo.
- Memorizam melhor quando estão andando e vendo.
- Aprendem com mais eficiência e eficácia quando estão fazendo ou manipulando algo.
- Possuem um desenvolvimento muscular precoce.
- Soltam-se continuamente para a movimentação e para o esforço físico.
- Gostam de estar envolvidos em jogos.
- Podem ter uma caligrafia bem feia.
Fonte:
http://spu.autoupdate.com
(Artigos de Gilberto Teixeira)
http://seillacarvalho.blogspot.com.br/
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