quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Alfabetização- Método Fônico




Pessoal, para quem estava perguntando sobre o método fônico aqui estão as dicas... O método fônico é excelente para trabalhar com crianças que apresentam dificuldades de aprendizagem. Eu uso muito no consultório... São esses os materiais que uso diariamente...

Alfabetização: Método Fônico
Autores: Fernando C. Capovilla e Alessandra G. S. Capovilla
EDITORA MEMNOM
  •  SINOPSE:  Após examinar a fundo 115 mil estudos à procura do método de alfabetização mais eficaz, os Estados Unidos, a França e o Reino Unido decidiram adotar oficialmente o método fônico. Infelizmente, contudo, os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) do MEC ainda insistem em pregar um outro método de alfabetização que, de acordo com aqueles países, é ultrapassado, improcedente e ineficaz. Isto tem custado caro ao aluno brasileiro, cuja competência em leitura e escrita tem caído de modo alarmante, sendo classificado em último lugar no Programa Internacional de Avaliação de Alunos. 'Alfabetização - método fônico' explica os dados científicos nacionais e internacionais que comprovam a clara superioridade do método fônico e demonstra, passo a passo, como implementá-lo na sala de aula para a alfabetização eficaz, tal como faz o Reino Unido, a França e os Estados Unidos, de modo a reverter as alarmantes taxas de fracasso escolar de nossas crianças.

Alfabetização Fônica Livro do aluno
Construindo a competência de leitura e escrita
Autores: Fernando Capovilla e Alessandra Capovilla

Sumário do Livro:
clique nas imagens para ampliar





Alfabetização com as boquinhas
Livro do professor e livro do aluno
Autoras Renata Savastano R. Jardini
Patrícia Thimóteo S. Gomes
Editora Pulso
Inúmeras atividades que fogem da memorização e fixam a escrita e o movimento dos lábios na pronúncia de letras, sílabas e palavras. Na medida que o livro exercita a diferenciação de fonemas e incentiva a elaboração de frases, amplia a percepção da criança em relação ao mundo a sua volta; ao passo que desenvolve a articulação e o correto posicionamento da língua, contribui ao enriquecimento simbólico: o primeiro contato com a linguagem é fundamental à capacidade cognitiva do indivíduo.

Na companhia de fotos que ilustram os movimentos da boca em cada fonema, um espelho para a auto-regulação do exercício, e de um cd-rom com imagens e sons, a criança aprende brincando, e o profissional ensina com a certeza do sucesso pedagógico. “Alfabetização com as boquinhas” é simples e exime qualquer barreira técnica ao aprendizado; pelo contrário, é um elo definitivo entre o aprendiz e a esfera lingüística.

SUMÁRIO:





Coleção de cadernos Ruth Bicudo (8 cadernos)
Editora Livro Pronto
  • Caderno 1 - Aperfeiçoamento das trocas ortográficas, auditivas e visuais (uso do x e do s)
  •  Cad 2 - Fonemas  p/b, f/v, t/d;
  • Cad 3 - Fixação Ortográfica;
  • Cad. 4 - Sugestões para o trabalho de estimulação do desenvolvimento da Consciência Fonológica nas crianças em fase de alfabetização.
  • Cad. 5 - Vários exercícios nas áreas do léxico, gramática e sintaxe, que auxiliarão no desenvolvimento da habilidade de redigir. 
  • Cad. 6 - Jogos do Caderno 2, que aperfeiçoam trocas ortográficas, auditivas e visuais (P e B, T e D, F e V).
  • Cad. 7 - Aceleração na identificação de sílabas simples e complexas,  estimulação do nível de atenção, promoção da fluência, favorecimento da compreensão.
  • Cad. 8 - Dislexia - Compreendendo melhor o disléxico  e oferecendo ao disléxico melhores condições de aprendizagem;





Alfabetização fônica computadorizada

Alessandra G. S. Capovilla / Eliseu Coutinho de Macedo / Fernando César Capovilla
 / Cleber Diana

A Alfabetização Fônica é composta da articulação sistemática entre instruções metafonológicas e fônicas. O ensino metafonológico é feito por meio de atividades para desenvolver a consciência fonológica, o ensino fônico, por meio de atividades para ensinar correspondências entre grafemas e fonemas no alfabeto.
Implementada no Brasil sob forma de livros como Problemas de leitura e escrita: como identificar, prevenir e remediar numa abordagem fônica, Alfabetização: método fônico, e Alfabetização fônica: construindo competência de leitura e escrita, a Alfabetização Fônica teve sua eficácia amplamente demonstrada em dezenas de artigos científicos publicados no Brasil e no exterior voltado à prevenção e ao tratamento de atrasos de leitura e escrita.
Implementada agora sob forma de CD-ROM a Alfabetização fônica computadorizada complementa o pacote, tornando ainda mais lúdica e eficaz a alfabetização, bem como a intervenção para prevenção e tratamento de problemas de leitura e escrita.
O presente livro acompanha o CD-ROM Alfabetização fônica computadorizada e explica sua fundamentação teórica e as atividades que compõem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário