segunda-feira, 8 de abril de 2013

DESORDEM DO PROCESSAMENTO SENSORIAL



 Os distúrbios do processamento sensorial (DPS), anteriormente chamado de distúrbio de integração sensorial (DIS) mais diagnosticado em crianças,  ocorre em crianças que  apresenta dificuldade  processamento sensorial diante a resposta adequada ao estímulo. Uma criança pode apresentar hipo ou hiper-resposta sensorial,  incluindo visão, audição, tato/proprioceptivo,vestibular,olfato e gustação. Profissionais de Terapia Ocupacional especializado integração Sensorial contam com várias ferramentas e listas de verificação para identificar questões relacionadas com a desordem do processamento sensorial.

 Disfunção Tátil

Uma criança com hipersensibilidade ao toque pode reagir com dor ou desconforto a certas texturas de roupas,tipos de calçados, meias, lençóis e toalhas. Eles podem resistir a comer ou tocar certas texturas. Por outro lado, uma criança com menos sensibilidade ao toque pode almejar excessivamente alimentos picantes, beliscar ou se machucar, ou pode tocar certas texturas repetidamente.

Disfunção Auditiva


As crianças que apresentam disfunção auditivo, relacionado a DPS pode tapar os ouvidos e se queixam sons mal ouvida por outros. Eles podem estar com medo de barulhos de fundo regular, incluindo encerradeira,liquidificador ou cachorro latindo. Em alternativa, as crianças não podem responder a alta, ruídos alarmantes ou ser incapaz de identificar de onde o som se origina.

Disfunção Oral


Crianças que sofrem de disfunção oral pode ser comedores exigentes, não gostam de ir ao dentista, têm dificuldade em engolir ou mastigar, e queixam-se para escovar os dentes. Eles também podem mastigar excessivamente em seus cabelos ou a camisa, ou colocar as coisas em sua boca por muito tempo após os anos da criança.

Disfunção Visual


Crianças com DPS pode lutar com entrada visual. Eles podem queixar-se de certos tipos de luz ou de dias ensolarados. Além disso, o movimento pode facilmente distraí-los, fazendo-a perder o seu lugar ao ler ou jogar um jogo. Dificuldade discriminação visual para diferenciar formas, cores e letras. Exemplos: Os terapeutas ocupacionais trabalham também com a percepção visual, pois é um aspecto importante de ser capaz de realizar ocupações da vida diária em casa e na escola. Há muitas atividades que você pode fazer com seu filho para ajudar a melhorar suas habilidades visuais. Aqui estão apenas alguns exemplos
(Livro "Onde está Wally", jogo 7 erros). Na foto acima encontre todas as pessoas com camisetas roxas.

Disfunção Vestibular


As dificuldades como o equilíbrio, a posição no espaço, o movimento e as mudanças gravitacionais caracteriza a disfunção vestibular. As crianças podem esbarrar em objetos, ter medo de balanços e escorregador. Eles também podem almejar giro e com salto, ou nunca parecem ficar tonto. Algumas crianças com disfunção vestibular parece desajeitado, incapaz de aprender passos de dança ou jogos de movimento, ou têm poucas habilidades motoras finas.

A disfunção olfatória


A disfunção olfatória, como parte do DPS, produz respostas extremas para odores comuns. Uma criança pode resistir a comer uma fruta comum, porque o cheiro incomoda. Algumas crianças com disfunção olfatória pode ficar enjoado com certos cheiros.



http://johannaterapeutaocupacional.blogspot.com.br

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