segunda-feira, 8 de abril de 2013

Adaptações para os materiais escolares



A tecnologia assistiva é um auxílio que promoverá a ampliação de uma habilidade funcional deficitária ou possibilitará a realização da função desejada e que se encontra impedida por circunstância de deficiência.
Não deve se voltar unicamente a promover uma habilidade no aluno, fazendo com que ele realize tarefas como as de seus colegas. A TA na educação será o meio pelo qual esse aluno possa fazer do seu jeito e assim ele se tornará ativo no seu processo de desenvolvimento e aquisição de conhecimentos.

Dicas de algumas adaptações de jogos e materiais escolares:

-Jogos Variados


Jogos utilizados em sala de aula também podem sofrer adaptações para que o aluno consiga participar com autonomia.
-Quebra-cabeças com velcro.

-Jogos das cores- confeccionados com tampinhas coloridas, caixa de papelão, papel contact, velcro, folhas coloridas e latas revestidas de cores. O aluno brinca fazendo a correspondência das cores e depois pode explorar outros conceitos como quantidades.

-Jogos de Matemáticas-Tampinhas, cartões plastificados,velcro e desafios matemáticos.


-Jogos estimulam a Leitura e Escrita-confeccionados com cubos de madeira,letras em EVA,tampinhas,figuras,impressas,papelão,contact,velcro.

-Escrita
Caso o aluno se canse muito ou não consiga escrever utilizando o lápis ou a caneta, mesmo, adaptados, poderemos pensar em outras soluções para a escrita.
Levando em conta à habilidade de preensão do aluno e também ao seu controle motor.



-Engrossadores de Lápis
Pode ser feito com espuma macia,emborrachados(EVA),Uma bola de borracha encontrada em farmácias e que faz parte do “sugador de leite.


-Podemos confeccionar engrossadores de lápis, pincéis, giz de cera, rolo para pintura e tubo de cola colorida, utilizando esponja


-Durante a escrita ou desenho é comum quebrar a ponta do lápis. Será que é possível meu aluno fazer a ponta de seu lápis se consegue manejar bem somente uma das mãos?


-Manusear o livro -Para melhor visualizar o texto e as gravuras, em alguns casos, é recomendável colocar o livro na altura dos olhos do aluno, com o auxílio do plano inclinado.


-Separador de páginas-Colando feltro adesivo entre uma página e outra.


-Auxílio para virar a página com velcro-Colar um pequeno velcro em cada pé de página do livro e confeccionar uma luva de dedo, com velcro oposto na ponta. O contato do dedo da luva, com o velcro da folha, facilitará a ação de virar a página.


-Tesoura adaptada com arame revestido exige o movimento de fechar a mão.


-Tesoura adaptada com suporte fixo exige somente o movimento de bater.

6 comentários:

  1. Para Tecnologia Assistiva, procure um Terapeuta Ocupacional!!!!
    As adaptações devem ser bem indicadas e treinadas com o cliente!! Uma adaptação mal utilizada pode não trazer os resultados esperados e até causar danos a quem usa!

    ResponderExcluir
  2. Voce como Psicopedagoga está por fora de seu trabalho e invadindo o Espaço do Terapeuta Ocupacional!

    ResponderExcluir
  3. Bom, vocês deveriam saber que todos trabalham em equipe... meu trabalho é feito junto com fisioterapeutas e TO...além de fonos e psicologas...Este é um site informativo, como vocês deveriam ler no inicio...Este é um site para psicopedagogos e todos que estão envolvidos com a aprendizagem.! Além disso, a especialização em Educação Especial também nos forma a orientar as escolar a procurar adaptações necessárias para recer alunos.

    ResponderExcluir
  4. Bom pessoal, o trabalho do psicopedagogo é justamente orientar a prática da inclusão nas escolas...para isso, os professores são orientados a procurar adaptações necessárias a seus alunos. o portal do MEC oferece uma gama de sugestões, vale a pena pesquisar.
    E é isso mesmo, o trabalho psicopedagógico é sempre feito em equipe!!!
    Que bom que todos estão visitando o site, isso significa que estamos alcançando uma maior conscientização!!!
    grata...
    Gabriela Guarnieri

    ResponderExcluir
  5. Gente, como assim ela.está invadindo? Nao procede colega, desculpa! Sou Psicopedagoga Clínica e como vou avaliar pacientes com necessidades especiais se não oportunizar tecnologia assistiva para ele? Então professores TB estão, os país em casa... Pelo amor de Deus né.... Muita gente querendo ser estrela e não pensando no melhor para o aluno/ paciente. Trabalho junto a.uma.equipe multidisciplinar e não tem essas guerrilhas de egos. Colega psico, parabéns pelo seu Blog! Show de bola e não ligue para o.incômodo e a insegurança alheia. Colega TO, o mercado está aí pra todos ta! Psicopedagogos tem seus próprios.instrumentos de trabalho e o fato dela estar promovendo informação para quem precisa não implica estar invadindo sua área. Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Gente, como assim ela.está invadindo? Nao procede colega, desculpa! Sou Psicopedagoga Clínica e como vou avaliar pacientes com necessidades especiais se não oportunizar tecnologia assistiva para ele? Então professores TB estão, os país em casa... Pelo amor de Deus né.... Muita gente querendo ser estrela e não pensando no melhor para o aluno/ paciente. Trabalho junto a.uma.equipe multidisciplinar e não tem essas guerrilhas de egos. Colega psico, parabéns pelo seu Blog! Show de bola e não ligue para o.incômodo e a insegurança alheia. Colega TO, o mercado está aí pra todos ta! Psicopedagogos tem seus próprios.instrumentos de trabalho e o fato dela estar promovendo informação para quem precisa não implica estar invadindo sua área. Beijos!

    ResponderExcluir