quinta-feira, 26 de abril de 2012

MECANISMOS DA ATENÇÃO

O que é a "intencionalidade"?
A intencionalidade da nossa atenção está relacionada a vontade e a motivação. Distinguem-se duas formas: a atenção espontânea e a atenção voluntária.

A ATENÇÃO ESPONTÂNEA, como o próprio... nome diz, resulta da nossa tendência natural para orientarmo-nos espontaneamente para os estímulos sensoriais e sensitivas necessárias à nossa adaptação à realidade, sem que para tal haja necessidade imperiosa da consciência. Exemplos: atenção ao andar, ao mastigar antes de engolir, desviar de obstáculos para não cair, atenção ao manusear objectos, etc.

A ATENÇÃO VOLUNTÁRIA é aquela que já exige um certo esforço mental para um determinado fim. Esta actividade psíquica permite que os alvos da atenção permaneçam mais ou menos tempo no campo da consciência. Prestar atenção a uma aula ou um programa de televisão são bons exemplos.

Note-se que os ESTADOS EMOCIONAIS participam inegavelmente na direcção da atenção voluntária. Se gostarmos de algo prestaremos mais atenção. Se não gostarmos, tenderemos a distrair-nos e o esforço será maior para nos mantermos concentrados.

AS DIFICULDADES DE ATENÇÃO e de concentração podem estar relacionadas com muitos problemas, desde os neurológicos (ex: hiperatividade) aos psicológicos (falta de motivação, síndrome do pensamento acelerado, etc.) e aos ambientais (ruídos, movimentos, etc.).

Nelson S. Lima
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário