sexta-feira, 27 de abril de 2012

Como descobrir se seu filho tem algum tipo de atraso?

Uma criança atrasada levará mais tempo que o habitual para atingir alguns dos marcos importantes de desenvolvimento (ver abaixo). É imprescindível, no entanto, eliminar a possibilidade de que seu filho tenha um problema fisiológico, como surdez ou cegueira parcial. Descubra se ele tem uma desordem de desenvolvimento severa, como o autismo, ou se está, simplesmente, se desenvolvendo a uma taxa abaixo da média. Peça ao médico a indicação de um psicólogo para avaliação. Seu filho pode precisar de ajuda terapêutica.
Indícios de atraso no desenvolvimento da criança
Existem vários indícios e sinais de que o bebê, ou a criança, está atrasado no desenvolvimento ou seja um deficiente. Embora o ritmo de desenvolvimento varie de uma criança para outra, os marcos de comportamento realmente existem, se seu filho não atingiu determinados estágios, ele pode ter uma desordem de aprendizagem ou de desenvolvimento.
Mãos do bebê
O bebê toma consciência de suas mãos com 8 semanas de idade, logo depois de começar a brincar com os pés. Entre 12 e 16 semanas, olhará fixamente para as mãos e agitará rapidamente os dedos, ele está descobrindo que pode controlar os movimentos das mãos. Olhar as mãos, em crianças atrasadas no desenvolvimento, pode tardar até 20 semanas.
O reflexo de agarramento
Colocando-se o dedo (ou qualquer objeto) na palma da mão de um bebê, ele fechará os dedos, agarrando com força e apertando. Esse reflexo geralmente dura seis semanas após o parto, mas persistirá por mais tempo se o bebê estiver atrasado no desenvolvimento.
Boca
Aos 6 meses de idade o bebê colocará tudo o que puder na boca. Esse comportamento se estenderá até um 1 ano de idade em uma criança normal e mais do que isso em uma criança atrasada.
Arremessar
Até os 16 meses, as crianças jogarão objetos fora do carrinho, um comportamento chamado “arremesso”. As crianças atrasadas no desenvolvimento continuarão a fazer isso por muito mais tempo.
Babar
A criança deve parar de choramingar e babar com 1 ano de idade. Crianças atrasadas no desenvolvimento podem continuar babando até a idade de 18 meses.

Como lidar com crianças com qualquer tipo de atraso?

O desenvolvimento intelectual é definido ao mesmo tempo pela natureza ( qualidades herdadas) e pela criação que a criança recebe (coisas como o ambiente físico e social, a alimentação). O QI da criança é determinado antes do parto, mas pode fluir através dos estímulos aos quais o bebê fica exposto após o nascimento.
Se seu filho não for encorajado a interagir com outras pessoas desde a mais tenra idade, e se não for estimulado a integrar seus sentidos com o mundo à sua volta, não alcançará o desenvolvimento total de suas potencialidades, ainda que elas sejam eventualmente um pouco limitadas.
Se suspeitar que seu bebê está ficando para trás, passe bastante tempo lendo em voz alta para ele, conversando, brincando, levando-o para passear, mostrando-lhe coisas e pessoas novas, encorajando-o a fazer brincadeiras criativas com seus brinquedos. Dê-lhe brinquedos educativos, livros e figuras muito coloridos.
As técnicas para modificação de comportamento podem ser úteis. Simplificando, isso significa recompensar seu filho com prêmios, afeição e muito carinho, ser paciente com os seus esforços, não importando o quão lentos eles possam ser.
Se o punir pela lentidão da qual não tem culpa, ele ficará desencorajado e perderá o incentivo para aprender.
Fonte: Crescer em família

Nenhum comentário:

Postar um comentário