quinta-feira, 24 de maio de 2012

Como explicar a um adolescente o que é dislexia


 Como explicar a um adolescente o que é dislexia? O mais importante para um adolescente/jovem disléxico é compreender que não tem culpa por ser disléxico, não fez nada para que isso acontecess...e. Jane Mitchell pensou em algumas analogias para que lhe possa explicar.

Como explicar a um adolescente o que é dislexia

“Imagina que recebeste um computador de prenda de natal. Tem uma grande capacidade de disco, muitos jogos, colunas e vem com impressora a cores.

Depois de tudo montado não funciona como era esperado. O software da impressora é para Apple Mac e tu tens um PC, ou seja a impressora não funciona porque não tem o driver certo.

O computador não tem problema nenhum – aliás, tem uma excelente memória, um bom processador e tudo o que precisa para trabalhar. No entanto há uma incompatibilidade com o input (informação recebida) da Apple Mac e o output (informação entregue) da impressora.

Isto é um pouco como ser disléxico. A informação recebida não combina com a forma como tu aprendes. Algumas matérias na escola serão compatíveis com a linguagem do teu cérebro, outra nem sequer serão compreendidas, como se estivesses a ouvir uma língua estranha e não percebesses nada do que estão a dizer.

Da mesma forma que a impressora, como disléxico tens ideias e conhecimentos, mas não consegues “imprimi-los”, colocar as ideias no papel.”
Ver mais

Nenhum comentário:

Postar um comentário