Primeiramente é necessário dizer
o que é dislexia.
A dislexia caracteriza-se por uma
dificuldade na área da leitura, escrita e soletração.
A dislexia costuma ser
identificada nas salas de aula durante a alfabetização, sendo comum provocar
uma defasagem inicial de aprendizado.
Durante o acompanhamento do
disléxico, é necessário estabelecer uma sintonia entre todos que estão
envolvidos com as questões de aprendizagem do indivíduo. A família deve estar
orientada quanto a dimensão que envolve o problema para poder melhor
estabelecer o transito de informações com os especialistas e com a escola.
Segundo Sanches (1998), a formação dessa rede é indispensável para avaliar os
progressos, os pontos de dificuldades, os tropeços e as necessidades de
estratégias.
Considerando que é no ambiente
escolar que as dificuldades aparecem de forma crucial; que as condições
intelectuais estão preservadas no disléxico e que não há cura plena para este
transtorno, uma das tarefas mais importante do psicopedagogo ou fonoaudiólogo é
garantir uma série de adaptações pedagógicas na escola. O disléxico deve
progredir na escolaridade, independentemente de suas dificuldades em leitura e
escrita.
Deve estar muito claro que o
problema não é devido à falta de motivação ou à preguiça.
A seguir algumas normas que
poderão otimizar o rendimento, e ao mesmo tempo, tentar evitar problemas de
frustração e baixa auto estima –estima,normas elaboradas a partir de artigos e
SCHAWYTZ (2006)
ATITUDES:
1-
Dar entender ao disléxico que seu problema é
conhecido e que será feito o possível para ajudá-lo.
2-
Dar-lhe uma atenção especial e animar-lhe a perguntar
em caso de alguma dúvida.
3-
Comprovar
sempre o material oferecido para ler é apropriado para seu nível leitor, não
pretendendo que alcance um nível leitor igual aos dos outros colegas.
4-
Destacar Sempre os aspectos positivos em seus
trabalhos e não fazê-lo repetir um trabalho escrito pelo o fato de tê-lo feito
mal.
5-
Evitar que tenha que ler em público. Em situações
em que isto é absolutamente necessário, oportunizar que ele prepare a leitura
em casa.
6-
Aceitar que se detraia com maior facilidade que os
demais, posto que a leitura lhe exige um super esforço.
7-
Nunca
ridicularizá-lo.
PROPOSTA DE AÇÕES PEDAGÓGICA
·
Ensinar que resumir anotações que sintetizem o
conteúdo de uma explicação.
·
Permitir o uso de meios informáticos e de
corretores.
·
Permitir se necessário, o uso de calculadoras e de
gravações. Particularmente no ensino superior, o disléxico é beneficiado ao
gravar as aulas já que tem dificuldade para ouvir e escrever ao mesmo tempos. A
fita gravada lhe garantirá tranquilidade no momento de participar das aulas, e
ao mesmo tempo, possibilitará ouvi-la diversas vezes em casa para aprender
melhor o conteúdo.
·
Usar matérias que permitem visualização (figuras,
gráficos, ilustrações) para acompanhar o texto impresso.
·
Evitar, sempre que possível, a cópia de grandes
textos do quadro de giz, dando-lhes uma fotocópia.
·
Diminuir os deveres de casa, envolvendo leitura e
escrita.
AVALIAÇÃO
ESCOLAR
·
Realizar, sempre que possível, avaliações
oralmente, esta conduta é válida em todos os níveis de ensino, particularmente
no ensino superior.
·
Prever tempo extra com recurso obrigatório, não
opcional, pois a capacidade de aprender do disléxico não automatizou a leitura,
terá que ler pausadamente, com muito esforço e se apoiar nas suas habilidades
mais altas de pensamento. Ele precisa utilizar o contexto para entender o
significado da palavra, um caminho mais longo e indireto e requer um tempo
extra.
·
Evitar a utilização de testes de múltipla escolha
que pelo o fato de descontextualizar as informações e reduzirem o tempo de
execução, tornam-se muito difíceis para o disléxico. Esses testes não são
indicadores do conhecimento adquiridos por eles.
·
Valorizar sempre os trabalhos pelo seu conteúdo e
não pelos erros cometidos de escrita.
·
Oportunizar um local tranquilo ou uma sala
individual pra fazer os testes ou avaliações para que o disléxico possa focar a
sua atenção na tarefa que tem para realizar. Qualquer barulho ou distração
atrapalhará a leitura, fazendo com que ele mude a atenção da leitura, o que
interfere na performance no teste.
Nenhum comentário:
Postar um comentário