segunda-feira, 11 de junho de 2012

O QUE É PSICOPEDAGOGIA?

A psicopedagogia é uma área de conhecimento interdisciplinar, que tem como objeto de estudo a aprendizagem humana. O psicopedagogo tem um papel fundamental que é potencializar atendendo as necessidades individuais no decorrer do processo.
O trabalho psicopedagogico pode adquirir caráter preventivo, clinico ou terapêutico, empresarial e hospitalar.
Prevenção: destaca-se a orientação com os professores na escola, promovendo facilitadores quanto ao processo de aprendizagem, trabalhando as relações humanas do próprio ambiente escolar.


Área Clinica: o psicopedagogo atua na realização de diagnósticos e intervém nos problemas de aprendizagem, envolvendo os conteúdos acadêmicos específicos como, matemática, leitura, escrita, desenvolvimento psicomotor entre outros. Estudar e lidar com o processo de aprendizagem e suas dificuldades deve englobar e envolve vários campos do conhecimento de forma integrada e sintetizada. Para chegar a um diagnóstico confiável é preciso contar com outros profissionais que auxiliarão o resultado final, como é o caso de um exame quando necessário de um neuropediatra, uma avaliação processual/audiométrica e psicológica.


COMO O TRABALHO PSICOPEDAGOGICO AUXILIA CRIANÇAS COM DIFICULDADES ESCOLARES
O trabalho volta-se para entender as dificuldades individuas de cada um, a avaliação vai nortear o profissional a montar um programa de avaliação especifico para a criança ou o adolescente, existem trabalhos padronizados que servem para todos, os psicológicos e os psicomotores, e outros que são adaptados para cada caso. Diante do diagnostico, elabora-se um prognóstico e a partir de então se inicia o trabalho corretor, voltado para atender as dificuldades, limitações, as inseguranças e as defasagens escolares de cada um. Esse trabalho deve atender áreas especificas identificada para resgatar junto ao individuo sua alto estima, confiança, autonomia, desenvolvimento psicomotor e afetivo.

COMO ENTENDER O TRABALHO PSICOPEDAGOGICO JUNTO AS CRIANÇAS
A criança passa por momentos específicos de desenvolvimentos em sua vida, entender esses momentos é o ponto de partida para compreender o que ela esta passando. Quando uma criança apresenta algum tipo de dificuldade, de ordem afetiva, cognitiva ou intelectual, entende-se que a investigação deve direcionar para o foco, ou seja, entender em que momento o aprender passou a ser um desprazer para ela, e entender quais fatores estão contribuindo para tornar a vida acadêmica insatisfatória. É nesse momento que o trabalho psicopedagogico é recomendado.

Quanto mais tarde for feito um diagnóstico, maior é o nível de sofrimento e perdas para quem passa por esse momento. Não adiante reproduzir o ambiente escolar, com grandes exigências, cobranças e normas pouco flexíveis, os trabalho deve ser individual, em grupos, com dinâmicos, oficinas, desenvolver potencialidade, tudo isso agregado a conteúdos necessários para a dificuldade ou inabilidade do individuo.
QUAL É O MELHOR MOMENT PARA OS PAIS OU O PROFESSORES PROCURA AJUDA
O melhor momento é aquele em que os pais observam seus filhos desestimulados, desinteressados, com dificuldades graves e que em contato com a escola ou o professor, observaram todas as possibilidades efetuadas sem sucesso para a criança.

Nesse momento ela esta percebendo que não basta mais se dedicar ou simplesmente querer ou gostar de aprender, mas que é incompreensível o que o professor tenta ensinar, ou que, por mais que lhe chama a atenção ela até tenta, mas não consegue se concentre, ou ficar quieto na carteira... esse é o momento, pois a criança em casa e na escola esta dando os primeiros sinais de dificuldade. Pode ainda se manifestar de forma menos direta para os conteúdos acadêmicos e sim para os afetivos, choros, recusa-se a ir a escola e a realizar tarefas sozinhas, brigas com coleginhas entre outro.
QUAIS AS DIFICULDADES MAIS FREQUENTES ENTRE OS ALUNOS
Dificuldades de leitura: de lembrar o som das letras, de juntar letras, com palavras até se formarem em frases e textos, dificuldade de entender o que se lê, desatenção na leitura, leitura sem ênfase, silabada causando fadiga física.

Na escrita: trocas, omissões de letras, repetição da mesma palavra na frase, copias incompletas, muitos erros ortográficos, caligrafia ilegível, apreensão forte ou leve demais do lápis no papel, dificuldade de ordenar pensamentos e idéias no papel.
Na matemática: a inversão ou espelhamento de números, incompreensão das quatro operações, cálculos mentais incompletos ou inapropriados.
Todos esses requisitos devem ser investigas de forma conjunta, não basta ter dificuldade em apenas algumas dessas áreas sem um diagnóstico prévio para afirmar que existem problemas ou déficits.
A PSICOPEDAGOGIA TRABALHA COM DISTURBIOS, DEFASAGEM ACADÊMICAS e LEÕES
DISTURBIOS: envolvem ares afetados neurologicamente, em que a criança necessita de um trabalho especifico para garantir um maior desenvolvimento. Existem distúrbios específicos nas áreas da linguagem, escritos e matemáticos, como, a Dislexia, a Disgrafia, a Dislalia, a Disortografia, Déficit de Atenção, Hiperatividade entre outros.
DEFASAGEM/DIFICULDADES ACADÊMICAS: quando a criança passa por muitas mudanças de escola, perde o ritmo e precisa começas tudo de novo, ele perde um tempo importante que é a seqüência do próprio ritmo e do processo de aprendizagem, programas educacionais insatisfatório, a criança é privada de conteúdo fundamentais para o processo de alfabetização, pode ocorrer que nesse momento de grande expectativa que é a alfabetização a criança passou por influencias afetivas ou traumáticas que serão exigidas no decorrer de sua vida acadêmica.
LESÃO: áreas lesionadas, decorrentes do momento do nascimento que afetam significativamente dependendo da área do cérebro, como linguagem, visão, audição, psicomotoras, cognitivos e intelectuais, traumas causados por acidentes, quedas ou desmaios e epilepsia. Podem causar danos cerebrais que dificultam a aprendizagem.

LOCAIS APROPRIADOS DEVEM SER OBSERVADOS PARA GARANTIR UM TRABALHO PSICOPEDAGOGICO ADEQUADO
O trabalho psicopedagogico clínico necessita de um profissional capacitado, das áreas de pedagogia e/ ou da psicologia entre outros que tenham a especialização em psicpedagogia clínica, precisa participar de um trabalho interdisciplinar com outros profissionais, como Fonoaudiólogos, Nutricionista, Psicólogo, Neuropediatras entre outros. O local deve atender requisitos, como, sala de atendimento, materiais pedagógicos, psicomotores, lúdicos e espaço para a realização dos mesmos.

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