terça-feira, 21 de agosto de 2012

Consciência fonológica e linguagem escrita em pré-escolares

As pesquisas já realizadas sobre o tema das relações entre consciência fonológica e aquisição da linguagem escrita evidenciaram a importância dessa questão e suas implicações educacionais. Com efeito, é durante os anos pré-escolares e início da escolarização que as crianças aprendem a ler e escrever e desenvolvem a capacidade de prestar atencão à fala analisando-a em seus diversos segmentos, a saber, fonemas, sílabas e palavras.
Estudos realizados por Carraher e Rego (1981; 1984) têm sugerido que a base cognitiva necessária para que a criança possa perceber as palavras enquanto seqüências de sons a serem representados graficamente, estaria na superação do realismo nominal. Esse conceito, desenvolvido por Piaget (1926), refere-se à confusão estabelecida pela criança pequena entre significantes e significados, com tendência a atribuir às palavras características daquilo que elas representam, pela dificuldade em perceber o caráter convencional e arbitrário dos nomes. A superação do pensamento realista nominal possibilitaria, assim, a completa distinção entre significantes e significados e a conseqüente compreensão das palavras enquanto signos verbais arbitrários, capazes de serem representados graficamente, facilitando a aquisição da escrita. 
Maria Regina Maluf 1
Sylvia Domingos Barrera
Universidade de São Paulo

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