quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Dislexia

O QUE É DISLEXIA?
Por definição, a dislexia é caracterizada como o comprometimento acentuado no desenvolvimento das habilidades de reconhecimento das palavras e da compreensão da leitura, sendo que o diagnóstico só é realizado se esta incapacidade interferir significativamente no desempenho escolar ou nas atividades da vida diária que requerem habilidades de leitura.
A DISLEXIA É COMUM?
Muito comum, definida como um distúrbio ou transtorno de aprendizagem na área da leitura, escrita e soletração, a dislexia é o distúrbio de maior incidência nas salas de aula. De um modo geral, a dislexia acomete entre 5 a 17% da população mundial sendo discretamente mais prevalente em meninos do que em meninas. No Brasil, em um estudo realizado no Estado do Rio Grande do Sul, foi encontrada uma prevalência de 12% entre alunos do 3º ano do estudo fundamental.
QUAIS SÃO AS CAUSAS DA DISLEXIA?
Ao contrário do que se imagina, a dislexia não é o resultado de má alfabetização, desatenção, desmotivação, preguiça, condição sócio-econômica ou baixa inteligência. Ela é uma condição hereditária com alterações genéticas, apresentando ainda alterações no padrão neurológico. Por esses múltiplos fatores é de extrema importância que a dislexia seja diagnosticada por um especialista e por uma equipe multidisciplinar. Esse tipo de avaliação dá condições de um acompanhamento mais efetivo das dificuldades após o diagnóstico, direcionando-o às particularidades de cada indivíduo, levando a resultados mais concretos.
QUAIS SÃO OS SINAIS DE ALERTA PARA A DISLEXIA?
Haverá sempre:
dificuldades com a linguagem e escrita ; dificuldades em escrever; dificuldades com a ortografia; lentidão na aprendizagem da leitura;
Haverá muitas vezes:
disgrafia (letra feia); discalculia, dificuldade com a matemática, sobretudo na assimilação de símbolos e de decorar tabuada; dificuldades com a memória de curto prazo e com a organização; dificuldades em seguir indicações de caminhos e em executar seqüências de tarefas complexas; dificuldades para compreender textos escritos; dificuldades em aprender uma segunda língua.
Haverá às vezes:
dificuldades com a linguagem falada; dificuldade com a percepção espacial; confusão entre direita e esquerda.
COMO DIAGNOSTICAR A DISLEXIA?
Uma vez identificado o problema de rendimento escolar ou sintomas isolados, que podem ser percebidos na escola ou mesmo em casa, deve se procurar ajuda especializada. Um médico especialista junto a uma equipe multidisciplinar, formada por psicólogos, fonoaudiólogos e psicopedagogos deve iniciar uma minuciosa investigação para se diagnosticar adequadamente a condição e encaminhar um tratamento correto.
REFERÊNCIAS:
1) Site: Associação Brasileira de Dislexia. Endereço: www.dislexia.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário