sexta-feira, 31 de agosto de 2012

DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM

Camara (2008) no texto 1 do artigo “Dificuldades e Aprendizagem” refere que a literatura sobre as dificuldades de aprendizagem se caracteriza por um conjunto desestruturado de argumentos contraditórios. Apesar do conceito de dificuldades de aprendizagem apresentar diversas definições e ainda ser um pouco ambíguo, é necessário que tentemos determinar ao que fazemos referência com tal expressão ou etiqueta diagnóstica, de modo que se possa reduzir a confusão com outros termos. 


Elementos de definição mais relevantes:  

- A criança com transtornos de aprendizagem tem uma linha desigual no seu desenvolvimento.

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Os seus problemas de aprendizagem não são causados por pobreza ambiental.

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Os problemas não são devidos a atraso mental ou transtornos emocionais.

Só é procedente falar em dificuldades de aprendizagem quando os alunos: 

- Têm um quociente intelectual normal, ou muito próximo da normalidade, ou ainda, superior.

- O seu ambiente sócio-familiar é normal.

- Não apresentam deficiências sensoriais nem afecções neurológicas significativas.

- O seu rendimento escolar é manifesto e reiteradamente insatisfatório.

Frequentemente apresentam problemas nos seguintes campos:

- Actividade motora: hiperatividade ou hipoatividade, dificuldade de coordenação…
 
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Atenção: baixo nível de concentração, dispersão…
 
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Área verbal: problemas na codificação/ decodificação simbólica, irregularidades na lectoescrita, disgrafias …
 
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Emoções: desajustes emocionais leves, baixa auto-estima …
 
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Memória: dificuldades de fixação …
 
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Percepção: reprodução inadequada de formas geométricas, confusão entre figura e fundo, inversão de letras …
 
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Sociabilidade: inibição participativa, pouca habilidade social, agressividade.

AVALIAÇÃO DAS D.A

Correia & Martins (1999), no livro “Dificuldades de aprendizagem: O que são? Como entendê-las?”, apresentam uma lista de verificação que tem por base a Escala de Comportamento Escolar (Correia, 1983) e uma lista de verificação do Centro Nacional Americano para as Dificuldades de Aprendizagem (1997), onde está agrupado um conjunto de sinais que podem ser indicadores de DA.


Para além dessa lista de verificação, os autores apresentam, no quadro seguinte, quatro listas por nível escolar (Levine, 1990), contendo um conjunto de primeiros sinais a observar no que diz respeito às DA.
 
 

fonte: http://omovimentodaescrita.blogspot.com.br/2010/04/o-que-sao-realmente-sao-as-dificuldades.html

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