sexta-feira, 31 de agosto de 2012

ESCALA DE DISGRAFIA



ESCALA DE DISGRAFIA (LORENZINI, 1993)


1- LINHAS FLUTUANTES

A linha não é retilínea. Desce depois sobe, ou vice-versa, descrevendo uma ondulação.

Exemplo:


FIGURA 1 – Linhas flutuantes.

· Três ou mais linhas flutuantes..................................................2,0 pontos
· Uma ou duas linhas flutuantes...................................................1,0 ponto
· As linhas são mantidas na horizontal.........................................0,0 ponto
· Quando apenas uma palavra de uma linha for flutuante  considerar
0,0 ponto.

2- LINHAS DESCENDENTES E/OU ASCENDENTES


As linhas descem e ou sobem de maneira regular. Aplicar uma grade, utilizando papel transparente, em cada uma das linhas do texto para examinar sua posição com relação à linha descendente ou ascendente. Ao utilizar o papel transparente com a grade de marcação, tomar como critério o alinhamento entre a grade de marcação e a folha do texto escrito pelo aluno (Anexo 3)
Exemplo:

FIGURA 2 – Linhas descendentes e/ou ascendente.

· Três ou mais linhas ascendentes ou descendentes com uma inclinação igual ou superior a 6°.....................................................................1,0 ponto
· Uma ou duas linhas ascendentes ou descendentes com uma inclinação igual ou superior a 6°.....................................................................0,5 ponto
· Uma ou mais linhas ascendentes ou descendentes com uma inclinação inferior a 6°.....................................................................................0,5 ponto
· Todas as linhas são horizontais..................................................0,0 ponto
3 – ESPAÇO IRREGULAR ENTRE AS PALAVRAS

Os espaços entre as palavras são irregulares. Certos espaços entre as palavras são grandes (espaçados) ou pequenos (espremidos) ao compará-los com o tamanho médio do espaço utilizado pelo aluno ao escrever o texto.
Exemplo:



FIGURA 3 – Espaço irregular entre as palavras.

· Espaço irregular entre as palavras em três ou mais linhas........1,0 ponto
· Espaço irregular entre as palavras em uma ou duas linhas.......0,5 ponto
· Regularidade dos espaços brancos na linha...............................0,0 ponto



4 – LETRAS RETOCADAS

Encontramos no texto letras ou partes da letra retocadas ( refeitas,    borradas ).

Exemplo:


FIGURA 4 – Letras retocadas.

· Ao menos dois exemplos evidentes............................................2,0 ponto
· Ao menos um exemplo evidente.................................................1,0 ponto
· Nenhum exemplo evidente..........................................................0,0 ponto


5 – CURVATURAS E ANGULAÇÕES DAS ARCADAS DOS M, N, V, U

A criança é capaz de reproduzir as hastes retas e a volta arredondada da zona medial (corpo da letra) transformando o seu ângulo. Mesmo que uma letra apresente mais que uma curvatura errônea, deverá ser computada uma curvatura para efeito de contagem.
As três zonas da escrita são as seguintes: as zonas exteriores, que compreendem as hastes (zona superior), as pernas (zona inferior), e a zona medial, que corresponde ao corpo da letras.

Exemplo:

FIGURA 5 – Curvaturas e arcadas dos m, n, v, u.

· De 55% ou mais (onze ou mais) dos m,n v,u apresentam alterações evidentes na angulação..................................................................1,0 ponto
· De 45% a 50% (nove e dez) dos m, n, v, u, apresentam alterações evidentes........................................................................................0,5 ponto
· Menos de 45% dos m, n, v, u, apresentam alterações evidentes.....................................................................................0,00  ponto




6 – PONTOS DE JUNÇÃO

O ponto de junção é exatamente a união de uma letra à outra. Se a criança for incapaz de ligar as letras entre si, após ter feito cada uma delas, levantará o instrumento de escrita do papel e só depois unirá a letra seguinte àquela que acabou de fazer, ou não conseguirá fazer a união entre elas. Incluir aqui as letras retocadas (da segunda em diante), pois esta requer que a criança levante o instrumento da escrita.

 

Exemplo:



FIGURA 6 – Pontos de junção.

· Dez pontos evidentes de junção ou mais...................................2,0 ponto
· De cinco a nove pontos evidentes de junção.............................1,0 ponto
· Quatro pontos de junção ou menos no texto..............................0,0 ponto




7 – COLISÕES E ADERÊNCIAS

Cada letra se achata sobre a seguinte ou a letra seguinte adere à que acaba de ser feita, ajusta-se a ela: as letras se chocam umas contra as outras (há colisões).

Exemplo:



FIGURA 7 – Colisões e aderências.

· Três ou mais colisões e aderência evidente..............................3,0 pontos
· Uma ou duas colisões e aderências evidentes..........................1,5 pontos
· Não há colisão e aderência.........................................................0,0 ponto









8- MOVIMENTOS BRUSCOS

As ligações entre as letras se definem por prolongamentos desnecessários. Ao escrever, a criança prolonga o traço que une uma letra à outra.

Exemplo:



FIGURA 8 – Movimentos Bruscos.

· Três ou mais movimentos bruscos...........................................2,0 pontos
· Um ou dois movimentos bruscos................................................1,0 ponto
· Nenhum exemplo de movimentos bruscos.................................0,0 ponto



9- IRREGULARIDADE DE DIMENSÃO

Ocorre variação indevida no tamanho das letras do interior das palavras compridas. Certas letras são reduzidas e as proporções relativas das três zonas da escrita não são respeitadas. Pode-se ter, por exemplo, um e tão grande quanto um l e um l tão pequeno quanto um e.

Exemplo:


FIGURA 9 – Irregularidade de dimensão.

· Variação na dimensão da letra em ao menos três palavras compridas
......................................................................................................2,0 pontos
· Variação na dimensão da letra em uma ou duas palavras compridas
.......................................................................................................1,0 ponto
· Não há irregularidade de dimensão.............................................0,0 ponto

OBS: Considera-se palavra comprida quando a mesma tiver três letras ou mais.



10- MÁS FORMAS

Certas letras são deformadas de maneira pouco estética e pouco adequada.

Exemplo:



FIGURA 10 – Más formas.

· Presença de quatro ou mais letras com más formas..................1,0 ponto
· Presença de uma a três letras com más formas.........................0,5 ponto
· Ausência de más formas.............................................................0,0 ponto


EXEMPLOS DE LETRAS COM MÁS FORMAS



 


TEXTO PARA DITADO



“Meu caro amigo,
Estou muito contente por vê-lo na quinta-feira.
Se o tempo estiver bom iremos dar um passeio.
Afetuosamente”.





10 comentários:

  1. Muito bom! Obrigada pela ajuda!
    Vânia Xavier

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  2. OLA. SOU MÉDICO PSIQUIATRA E GOSTARIA DE SABER COMO OS RESULTADOS DA TABELA DEVEM SER INTERPRETRADOS, OBG

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    1. OLÁ PAULO...
      Segundo os critérios dessa escala, considera-se disgráfica as crianças que obtiverem pontuação igual ou superior a 8,5 (oito pontos e meio), o que equivale à 50% da pontuação total (17 pontos).

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    2. Bom dia, como a maioria das mães, sou muito curiosa, fiz o teste com o meu filho e deu um total de 16 pontos. Gostaria de saber qual o profissional mais indicado para ajudar, psicólogo ou fonoaudiólogo?
      Grata
      Camila

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  3. Este método é aplicado sob cópia ou ditado de um pequeno texto?

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  4. Quando vc dita esse texto, vc dita inclusive os sinais de pontuação, ou não?

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  5. No momento do ditado, devo fazê-lo, indicando mudança de parágrafos, pontuações, ou seja dando dica de que é um bilhete. Ou deixo livre para perceber os eros e acetos.
    Obrigada

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  6. Olá Gabriela, estou fazendo meu trabalho de conclusão e gostei da sua metodologia! Em Qual artigo você se baseou para chegar essa teoria

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  7. Excelente testes. Quais intervenções sugere?

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  8. Tem como realizar dawload do teste ?

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