ESCALA DE
DISGRAFIA (LORENZINI, 1993)
1- LINHAS FLUTUANTES
A linha não é retilínea. Desce depois sobe,
ou vice-versa, descrevendo uma ondulação.
Exemplo:
FIGURA 1 – Linhas flutuantes.
· Três ou mais linhas
flutuantes..................................................2,0 pontos
· Uma ou duas linhas
flutuantes...................................................1,0 ponto
· As linhas são mantidas na
horizontal.........................................0,0 ponto
· Quando apenas uma palavra de uma
linha for flutuante considerar
0,0 ponto.
2- LINHAS DESCENDENTES E/OU ASCENDENTES
As linhas descem e ou sobem de maneira
regular. Aplicar uma grade, utilizando papel transparente, em cada uma das
linhas do texto para examinar sua posição com relação à linha descendente ou
ascendente. Ao utilizar o papel transparente com a grade de marcação, tomar
como critério o alinhamento entre a grade de marcação e a folha do texto
escrito pelo aluno (Anexo 3)
Exemplo:
FIGURA 2 – Linhas descendentes e/ou
ascendente.
· Três ou mais linhas ascendentes
ou descendentes com uma inclinação igual ou superior a
6°.....................................................................1,0
ponto
· Uma ou duas linhas ascendentes
ou descendentes com uma inclinação igual ou superior a 6°.....................................................................0,5
ponto
· Uma ou mais linhas ascendentes
ou descendentes com uma inclinação inferior a
6°.....................................................................................0,5
ponto
· Todas as linhas são
horizontais..................................................0,0 ponto
3 – ESPAÇO IRREGULAR ENTRE AS
PALAVRAS
Os espaços
entre as palavras são irregulares. Certos espaços entre as palavras são grandes
(espaçados) ou pequenos (espremidos) ao compará-los com o tamanho médio do
espaço utilizado pelo aluno ao escrever o texto.
Exemplo:
FIGURA 3 – Espaço irregular entre
as palavras.
· Espaço
irregular entre as palavras em três ou mais linhas........1,0 ponto
· Espaço
irregular entre as palavras em uma ou duas linhas.......0,5 ponto
· Regularidade
dos espaços brancos na linha...............................0,0 ponto
4 – LETRAS
RETOCADAS
Encontramos no
texto letras ou partes da letra retocadas ( refeitas, borradas ).
Exemplo:
FIGURA 4 – Letras
retocadas.
· Ao menos dois exemplos
evidentes............................................2,0 ponto
· Ao menos um exemplo
evidente.................................................1,0 ponto
· Nenhum exemplo
evidente..........................................................0,0 ponto
5 – CURVATURAS E
ANGULAÇÕES DAS ARCADAS DOS M, N, V, U
A criança é capaz de reproduzir as hastes retas e a volta arredondada da
zona medial (corpo da letra) transformando o seu ângulo. Mesmo que uma letra
apresente mais que uma curvatura errônea, deverá ser computada uma curvatura
para efeito de contagem.
As três zonas da escrita são as seguintes: as zonas exteriores, que
compreendem as hastes (zona superior), as pernas (zona inferior), e a zona
medial, que corresponde ao corpo da letras.
Exemplo:
FIGURA 5 –
Curvaturas e arcadas dos m, n, v, u.
· De 55% ou mais (onze ou mais) dos m,n v,u
apresentam alterações evidentes na
angulação..................................................................1,0
ponto
· De 45% a 50% (nove e dez) dos m, n, v, u,
apresentam alterações
evidentes........................................................................................0,5
ponto
· Menos de 45% dos m, n, v, u, apresentam
alterações evidentes.....................................................................................0,00 ponto
6 – PONTOS DE
JUNÇÃO
O ponto de junção é exatamente a união de uma letra à outra. Se a criança
for incapaz de ligar as letras entre si, após ter feito cada uma delas, levantará
o instrumento de escrita do papel e só depois unirá a letra seguinte àquela que
acabou de fazer, ou não conseguirá fazer a união entre elas. Incluir aqui as
letras retocadas (da segunda em diante), pois esta requer que a criança levante
o instrumento da escrita.
Exemplo:
FIGURA 6 – Pontos de junção.
· Dez pontos evidentes de junção ou
mais...................................2,0 ponto
· De cinco a nove pontos evidentes de
junção.............................1,0 ponto
· Quatro pontos de junção ou menos no
texto..............................0,0 ponto
7 – COLISÕES
E ADERÊNCIAS
Cada letra se achata sobre a
seguinte ou a letra seguinte adere à que acaba de ser feita, ajusta-se a ela:
as letras se chocam umas contra as outras (há colisões).
Exemplo:
FIGURA 7 –
Colisões e aderências.
· Três ou mais
colisões e aderência evidente..............................3,0 pontos
· Uma ou duas
colisões e aderências evidentes..........................1,5 pontos
· Não há colisão e aderência.........................................................0,0
ponto
8- MOVIMENTOS
BRUSCOS
As ligações entre as letras
se definem por prolongamentos desnecessários. Ao escrever, a criança prolonga o
traço que une uma letra à outra.
Exemplo:
FIGURA 8 – Movimentos
Bruscos.
· Três ou mais
movimentos bruscos...........................................2,0 pontos
· Um ou dois
movimentos bruscos................................................1,0 ponto
· Nenhum exemplo
de movimentos bruscos.................................0,0 ponto
9-
IRREGULARIDADE DE DIMENSÃO
Ocorre variação indevida no
tamanho das letras do interior das palavras compridas. Certas letras são
reduzidas e as proporções relativas das três zonas da escrita não são
respeitadas. Pode-se ter, por exemplo, um e tão grande quanto um l e um l tão
pequeno quanto um e.
Exemplo:
FIGURA 9 –
Irregularidade de dimensão.
· Variação na
dimensão da letra em ao menos três palavras compridas
......................................................................................................2,0
pontos
· Variação na
dimensão da letra em uma ou duas palavras compridas
.......................................................................................................1,0
ponto
· Não há
irregularidade de dimensão.............................................0,0
ponto
OBS: Considera-se palavra
comprida quando a mesma tiver três letras ou mais.
10- MÁS
FORMAS
Certas
letras são deformadas de maneira pouco estética e pouco adequada.
Exemplo:
FIGURA 10 – Más formas.
· Presença de
quatro ou mais letras com más formas..................1,0 ponto
· Presença de uma
a três letras com más formas.........................0,5 ponto
· Ausência de más
formas.............................................................0,0 ponto
EXEMPLOS
DE LETRAS COM MÁS FORMAS
TEXTO PARA DITADO
“Meu caro amigo,
Estou muito contente por vê-lo na
quinta-feira.
Se o tempo estiver bom iremos dar um passeio.
Afetuosamente”.
Muito bom! Obrigada pela ajuda!
ResponderExcluirVânia Xavier
OLA. SOU MÉDICO PSIQUIATRA E GOSTARIA DE SABER COMO OS RESULTADOS DA TABELA DEVEM SER INTERPRETRADOS, OBG
ResponderExcluirOLÁ PAULO...
ExcluirSegundo os critérios dessa escala, considera-se disgráfica as crianças que obtiverem pontuação igual ou superior a 8,5 (oito pontos e meio), o que equivale à 50% da pontuação total (17 pontos).
Bom dia, como a maioria das mães, sou muito curiosa, fiz o teste com o meu filho e deu um total de 16 pontos. Gostaria de saber qual o profissional mais indicado para ajudar, psicólogo ou fonoaudiólogo?
ExcluirGrata
Camila
Este método é aplicado sob cópia ou ditado de um pequeno texto?
ResponderExcluirQuando vc dita esse texto, vc dita inclusive os sinais de pontuação, ou não?
ResponderExcluirNo momento do ditado, devo fazê-lo, indicando mudança de parágrafos, pontuações, ou seja dando dica de que é um bilhete. Ou deixo livre para perceber os eros e acetos.
ResponderExcluirObrigada
Olá Gabriela, estou fazendo meu trabalho de conclusão e gostei da sua metodologia! Em Qual artigo você se baseou para chegar essa teoria
ResponderExcluirExcelente testes. Quais intervenções sugere?
ResponderExcluirTem como realizar dawload do teste ?
ResponderExcluir