A reeducação grafomotora tem
como objectivo exercitar o grafismo prévio à escrita, pretendendo
educar e corrigir os movimentos básicos que intervêm na escrita. De
seguida apresentam-se alguns exercícios sobre este tópico.
Linhas Rectas
a) Com o pincel
A utilização do pincel permite melhorar os transtornos de pressão e suporte, contudo só deve ser usado em fases iniciais.
- Realizar traços horizontais da esquerda para a direita.
-Realizar traços verticais.
-Pintar quadrículas com traços horizontais ou verticais.
-Pintar zig-zags.
-Pintar traços alternado a grossura (grosso-fino).
- Preencher formas com traços rectos.
b) Exercícios sobre pautas
- Num quadro pautado (com quadrículas) seguir uma série de desenhos de progressiva dificuldade.
c) Exercícios no papel
-Exercícios de completar
- Seguir as vias do comboio.
- Completar os barrotes de uma escada.
- Completar os barrotes de uma grade.
- Os mesmos exercícios alternando a pressão.
- Continuar séries iguais.
- Seguir séries alternantes.
- Continuar séries utilzando o metrónomo a ritmos progressivamente mais rápidos.
- Completar desenhos segundo os modelos propostos.
- Exercícios de repassar
- Trajéctórias
- Desenhos
-Exercícios de cópia
- Linhas rectas
- Diagonais
- Figuras simples
- Figuras complexas
- Figuras em posição simétrica
Linhas onduladas e curvas
a) Exercícios de ondas
- O mesmo exercício com metrónomo a diferentes ritmos.
- Seguir trajectórias entre duas linhas.
- Seguir ondas alternado diferentes tipos de pressão.
b) Exercícios de "caracóis"
c) Exercícios do tipo circular
Todas
as letras do alfabeto que têm um movimento circular se escrevem com a
mesma direcção do giro, no sentido oposto ao ponteiro do relógio.
- Completar desenhos com este tipo de grafismos.
- Com o pincel realizar exercícios de correcta direccionalidade, alternando tamanhos e pressões.
-Exercícios de espirais (cópia e repassar)
- Exercícios de decalcar desenhos
Como
actividade complementar é aconselhável realizar também o decalcar de
desenhos. Se se utilizar o papel-carvão podemos facilitar a aprendizagen
das diferenças de pressão (se carrega muito o traço sai muito mais
marcado). Pelo contrário, pressionando pouco pode chegar a não
reproduzir nada no papel.
Nota: A Reeducação Grafomotora é uma componente do método antidisgráfico de Pérez (2005) descrito no livro "La disgrafia. Concepto, diagnostico y tratamiento de los transtornos de escritura".
FONTE: http://omovimentodaescrita.blogspot.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário