Consciência fonológica é,
atualmente, um assunto de grande importância. "Crianças que têm
consciência dos fonemas avançam de forma mais fácil e produtiva para a
escrita e para a leitura criativas."
Antes que possam ter qualquer compreensão do princípio alfabético, as crianças devem entender que aqueles sons associados às letras são precisamente os mesmos sons da fala. Para aqueles de nós que já sabem ler e escrever, essa compreensão parece muito básica, quase transparente. No entando, as pesquisas demonstram que a própria noção de que a linguagem falada é composta de sequências desses pequenos sons não surge de forma natural ou fácil em seres humanos.
As pequenas unidades da fala que correspondem a letras de um sistema de escrita alfabética são chamadas de fonemas. Sendo assim, a consciência de que a língua é composta desses pequenos sons se chama consciência fonêmica.
Antes que possam ter qualquer compreensão do princípio alfabético, as crianças devem entender que aqueles sons associados às letras são precisamente os mesmos sons da fala. Para aqueles de nós que já sabem ler e escrever, essa compreensão parece muito básica, quase transparente. No entando, as pesquisas demonstram que a própria noção de que a linguagem falada é composta de sequências desses pequenos sons não surge de forma natural ou fácil em seres humanos.
As pequenas unidades da fala que correspondem a letras de um sistema de escrita alfabética são chamadas de fonemas. Sendo assim, a consciência de que a língua é composta desses pequenos sons se chama consciência fonêmica.
Retirado do livro abaixo.
JOGOS DE ESCUTA
1. Ouvindo sons
Objetivo: Possibilitar que as crianças explorem seu poder de escuta e pratiquem sua atenção em determinados sons de seu interesse.
Atividade: Nosso mundo é cheio de sons. Com este jogo, as crianças irão descobrir que, se escutarem, podem ouvir sons da rua, de dentro de casa e mesmo de dentro delas próprias. Antes de começar, fale sobre a diferença entre escutar com os olhos fechados e abertos. A seguir, peça às crianças que se sentem de olhos fechados e somente escutem por alguns instantes. Depois de alguns minutos, convide-as para citar alguns sons que tenham ouvido. Rapidamente, as crianças irão aprender e ouvir com atenção. Entre os sons que poderão ser ouvidos, estão os seguintes:
ato de engolir - pássaros - ruído da copa das árvores
batimentos cardíacos - passos ventilador
caminhões - pingos de chuva - vento
vozes - carros - relógios
latido de cães - respiração - zumbido das moscas
2. Ouvindo sequência de sons
Objetivo: Desenvolver as habilidades de memória e atenção para pensar sobre as sequências de sons.
Atividade: As crianças devem cobrir os olhos com as mãos, enquanto você produz um som conhecido, como fechar a porta, tossir... Ouvindo com atenção, elas devem tentar identificar o som. Quando tiverem entendido o jogo, produza dois sons, um após o outro. Alguns exemplos:
abrir a janela ou gaveta - deixar cair (várias coisas)
amassar papel - derramar água num copo
apitar - dobrar papel
apontar o lápis - esfregar as mãos
assoar o nariz - assobiar
estalar a língua - assoprar
bater com os pés - estalar os dedos
fechar o livro - fechar a bolsa
bater palmas - mastigar fazendo barulho
caminhar - batucar com os dedos
cortar com faca/tesoura - tocar campainha
colorir papel com força - tossir
3. Sussurre seu nome
Objetivo: As crianças devem identificar um som específico a partir de muitos sons semelhantes que escutarão ao mesmo tempo.Atividade: Escolha uma criança ( o "ouvinte") e dirija-se com ela a outra parte da sala onde, juntos, vocês possam escolher em segredo o nome de alguma outra criança da sala de aula. A seguir, vende os olhos do "ouvinte". Enquanto isso, todas as outras crianças ficam de pé, em um círculo, sussurrando seus próprios nomes. O "ouvinte" é guiado em torno do círculo pelo adulto, escutando, em busca do nome que foi escolhido. Ao ouvi-lo, o "ouvinte" abraça aquele que falou.
4. Sem sentido
Objetivo: Desenvolver as habilidades de memória e atenção para pensar sobre as sequências de sons.
Atividade: As crianças devem cobrir os olhos com as mãos, enquanto você produz um som conhecido, como fechar a porta, tossir... Ouvindo com atenção, elas devem tentar identificar o som. Quando tiverem entendido o jogo, produza dois sons, um após o outro. Alguns exemplos:
abrir a janela ou gaveta - deixar cair (várias coisas)
amassar papel - derramar água num copo
apitar - dobrar papel
apontar o lápis - esfregar as mãos
assoar o nariz - assobiar
estalar a língua - assoprar
bater com os pés - estalar os dedos
fechar o livro - fechar a bolsa
bater palmas - mastigar fazendo barulho
caminhar - batucar com os dedos
cortar com faca/tesoura - tocar campainha
colorir papel com força - tossir
3. Sussurre seu nome
Objetivo: As crianças devem identificar um som específico a partir de muitos sons semelhantes que escutarão ao mesmo tempo.Atividade: Escolha uma criança ( o "ouvinte") e dirija-se com ela a outra parte da sala onde, juntos, vocês possam escolher em segredo o nome de alguma outra criança da sala de aula. A seguir, vende os olhos do "ouvinte". Enquanto isso, todas as outras crianças ficam de pé, em um círculo, sussurrando seus próprios nomes. O "ouvinte" é guiado em torno do círculo pelo adulto, escutando, em busca do nome que foi escolhido. Ao ouvi-lo, o "ouvinte" abraça aquele que falou.
4. Sem sentido
Objetivo: Desenvolver a capacidade das crianças de prestar atenção a diferenças entre o que espera ouvir e o que realmente ouvem.
Atividade: Convide
as crianças a sentar e fechar os olhos, de modo que possam
concentrar-se naquilo que ouvem. A seguir conte uma história ou recite
uma poesia conhecida em voz alta para as crianças, mas, de vez em
quando, troque suas palavras ou frases, mudando seu significado para
algo sem sentido. O desafio para as crianças é detectar tais mudanças
sempre que ocorrerem. Quando o fizerem, estimule-as a explicar o que
está errado. A seguir, alguns exemplos de coisas "sem sentido" que podem
ser criadas com poemas e rimas conhecidos:
Quem vai ao lugar perde o ar - Reversão de palavras
Quem cochicha, o rabo encurta - Substituição de palavras
Pirulito que treme, treme - Substituição de palavras
Atirei um gato no pau - troca da ordem das palavras
Um, dois, ajão com feirroz - Troca de partes das palavras
RIMA DE PALAVRAS
Neste
jogo, você produz uma palavra a ser rimada ( por exemplo, mão) e
sinaliza para que as crianças apresentem uma palavra que rime com ela (
por exemplo, sabão - pão).
Exemplos:
café /chulé - melão / fogão - touro/ouro - picolé/pé - rato/sapato - futebol/caracol...
Nenhum comentário:
Postar um comentário