sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Reeducação da letra - parte 2

A letra deficiente é o aspecto que mais se destaca na escrita disgráfica, por isso é um aspecto muito importante a ser considerado na reeducação. O trabalho deve ser desenvolvido de acordo com uma progressão que  vá do quadro para o papel.

a) Quadro
- Desenhar o modelo de cada letra olhando para o que está no quadro;
- Apagar a letra e reproduzi-la correctamente no quadro;
- Repassar as letras;
- Num espelho desenhar as letras com um marcador e depois repassá-las sucessivas vezes (desta forma evita-se a tendência da inversão de letras).

b) Sala de Psicomotricidade
- Reproduzir as letras no ar: primeiro desenha o terapeuta; depois a criança realiza o exercício e quando conhece as letras adequadamente reproduz-as no ar com os olhos fechados para as interiorizar.

- No solo desenham-se as letras e a criança caminha sobre elas. Posteriormente a criança realiza a mesma actividade sem que a letra esteja desenhada.
c) Exercícios Sensoriais
- Recortar em papel de lixa as letras e repassá-las várias vezes com os dedos. O mesmo com os olhos fechados.

-Com uma caixa de areia desenhar as letras com o dedo sobre a superfície. O mesmo com os olhos fechados.


-Reproduzir as letras com plasticina.

- O terapeuta desenha com o dedo diferentes letras na mão ou nas costas do aluno e este tem de dizer quais são.

d) No papel

- Repassar letras em tamanho grande.

-Repassar letras em tamanho pequeno.

- Copiar um modelo de cada letra.

- Desenhar as letras de memória.

-Perfurar uma letra de grande tamanho ao mesmo tempo que verbaliza o nome da letra.

 
Nota: A Reeducação da Letra é uma componente do método antidisgráfico de Pérez (2005) descrito no livro "La disgrafia. Concepto, diagnostico y tratamiento de los transtornos de escritura".

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